Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Oficina Estilística e Coerência


Tivemos mais uma experiência bastante significativa nesse dia 22 de outubro ao participarmos da 7ª oficina de língua portuguesa, abordando Estilística e Coerência.

Como sempre, o encontro foi iniciado com a atividade de acolhimento, com a exibição de uma mensagem no powerpoint intitulada “Palavras”, que realmente fez com todos se envolvessem na atividade, pois as palavras sugeridas foram bastante significativas para reflexão. Tivemos logo após uma dinâmica a respeito de estilo e coerência para sensibilização dos participantes. O momento foi de muita descontração, houve oportunidade de trabalhar com imagens e trechos, explorando palavras, estilos e coerência.

A seguir formamos grupos por meio da exploração de trechos de músicas com estilos os mais diversos. Houve comentários sobre as músicas, identificando seus diferentes estilos de maneira livre e prazerosa. O formador também demonstrou um verdadeiro entusiasmo por essa atividade e compartilhou com os cursistas as experiências vivenciadas.

Para garantir maior sucesso no desenvolvimento das atividades foi feita a leitura de um texto de referência, proposto pela equipe central, seguida de uma síntese por grupo de trechos previamente destacados. O resultado dessa ação deu margem à utilização de elementos coesivos e à abordagem da importância da interação entre os interlocutores.

Nessa oficina pudemos enfatizar o trabalho com o TP5 abordando os “avançando na prática”. Os cursistas gostaram da citada abordagem pois puderam escolher o trabalho a ser realizado em suas classes antecipadamente, no intuito de produzirem o relato 02. Na oportunidade, a formadora sugeriu aulas constantes no AAA5.

Eles também foram orientados em relação ao novo cronograma e a respeito da correção dos relatos.

Finalizamos o trabalho mobilizando os professores para a próxima oficina e entregando a avaliação a ser preenchida.

O resultado foi bom e registrado no instrumento de avaliação com o uso das seguintes palavras: organização, interessante, legal, sentido, envolvimento, construção, meta, aprendizagem, redescoberta, palavra, “estilosa”, agradável, partilha.


É importante salientar que a formadora em questão preocupa-se em realizar um trabalho consistente com embasamento teórico adequado, primando por um encontro interessante e dinâmico.

Um comentário:

  1. Delma, fico muito contente em saber que você acompanha bem de perto o trabalho de formação. Parabéns pelo trabalho, principalmente pela qualidade dos registros no blog.

    ResponderExcluir