Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O PODER DA ARGUMENTAÇÃO


De forma participativa e dinâmica, com todos tendo oportunidade de expor seus pensamentos, aconteceu mais uma oficina de Língua Portuguesa. Como tema central foi trabalhado com muita ênfase a argumentação, sua importância e também estratégias para escrita de textos. Pensar na argumentação como meio de persuasão, é um processo simples que envolve o emissor e o receptor para produzir, receber e compreender a mensagem.

O desenvolvimento das atividades foi intensificado por ações que tiveram como finalidade superar as dificuldades detectadas na elaboração das tarefas pelos cursistas, como também melhorar o desempenho nas próximas oficinas.

Consciente de sua missão, a formadora apresentou para os cursistas o objetivo e o roteiro do que seria trabalhado durante a oficina. Em seguida, os cursistas socializaram um "Avançando na Prática" que haviam desenvolvido em sala de aula. Podemos conscientemente afirmar que todos tiveram oportunidades de vivenciar momentos muito significativos, trocando experiências valiosas. E a formadora pode perceber que realmente estão colocando em prática os ensinamentos adquiridos com as oficinas.
Mantendo o clima de descontração que sempre é observado durante os trabalhos, a próxima atividade foi aplicada com o objetivo de sensibilizar os participantes para a produção de poemas e propagandas. A dinâmica foi muita envolvente, pois foram utilizados muitos recursos audiovisuais. Os cursistas observaram que seria mais uma atividade para ser aplicada com os alunos. Exploraram imagens, fizeram a distinção entre anúncio e propaganda, produziram textos, socializaram seus textos e por fim avaliaram como desenvolveram todo o processo, evidenciando as estratégias utilizadas. A formadora demonstrou muita habilidade em conduzir a turma, contagiando todos com seu dinamismo, coragem e determinação. Mostrou o quanto é importante o planejamento na produção de cada tipo de texto, inclusive quando vamos escrever um relato de experiências pessoais, o que foi reforçado durante a socialização das atividades.
Ao concluir ostrabalhos, foi realizada a avaliação que revelaram muitos pontos positivos e que, principalmente, eles deverão ser mantidos, reforçados, transformados e consolidados em atitudes permanentes e significativas, que façam a diferença no dia a dia de todos os envolvidos no processo.
Durante a oficina foram realizados trabalhos de grupo para trabalhar os tipos de argumento e também para ler e discutir o texto de referência. Nesse momento, observamos muito interesse dos cursistas em socializar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre o que foi lido, enriquecendo as experiências profissionais e pessoais.
E assim, conscientemente podemos que estamos alcançando significativas conquistas, significativos avanços a cada oficina que participamos, na certeza de que há sempre algo novo a aprender, a construir e de que a construção do nosso saber nunca estará pronta.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário