Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VARIANTES LINGUISTICAS



Mais um momento para análise e reflexão sobre a utilização das variantes linguisticas, em diferentes situações do cotidiano. É o nossa 9ª oficina de Língua Portuguesa, que aconteceu no dia 19 de novembro. A organização dos trabalhos foi perfeita. Os cursistas como sempre muito participativos, inclusive eu, e a formadora muito dinâmica. Participei ativamente dos trabalhos de grupo e das discussões, durante as apresentações. No trabalho com frases, fazendo abordagens a respeito das "Gírias na Academia Brasileira de Letras", a formadora primeiramente buscou explorar os conhecimentos prévios dos participantes, o que desencadeou muitas discussões. Foi evidenciado que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita, pessoas expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo. Sabemos que há uma certa tradição cultural que critica algumas manifestações linguísticas, considerando deficiências do usuário. Assim vários mitos são construídos, a partir do preconceito linguístico.
Para enriquecer o estudo foi distribuído um texto de referência, que abordava níveis e tipos de variações linguísticas, variações dialetal, regional, de caráter social e profissional, etária, de registro e grau de formalismo e modalidades de uso e sintonia. O estudo foi feito em grupos, e em seguida foram socializadas as conclusões a que chegaram com a leitura e as discussões feitas. Esse momento deu margem à muitas reflexões a respeito do preconceito linguístico.
Também foi desnvolvida uma atividade, quando os grupos analisaram e construíram textos que propiciavam a exploração das mais diversas variações linguísticas, diante de diferentes situações, atentando para o papel social do personagem, de forma que fosse retratado no texto a fala desse personagem diante do fato apresentado.
No decorrer das atividades com muita habilidade a formadora ressaltou a relação existente com a matriz de referência da Prova Brasil , observando a importância de trabalhar com os alunos ativadades que contemplem o tema.
É importante ressaltar que a oficina foi muito significativa, a turma muito participativa, bastante envolvida com os trabalhos, a formadora muito segura, dinâmica e comprometida com os resutados.

Para encerrar, a oficina foi avaliada pelos cursistas, os pareceres que demonstram estarem satisfeitos e na certeza de que algo novo está sendo construído, se encontram registrados no blog da formadora.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário