Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

terça-feira, 27 de outubro de 2009

APERFEIÇOANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

(Fotos de momentos importantes)

Com muita disposição, bom humor, iniciativa e agilidade participamos de mais uma oficina. Foi um momento muito significativo, quando tivemos a oportunidade de amadurecer nossos conhecimentos a respeito do que é um portfólio, como também os elementos que o compõem. Para dar início às atividades a formadora lançou mão de uma mensagem de Alexander Graham Bell- "Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram"- que fez com que refletíssemos sobre a importância de buscar novos caminhos, para que possamos ir além do imaginado e encontrar novos horizontes. O que foi reforçado com a apresentaçâo da música "Tocando em frente" e a utilização dinâmicas muito sugestivas.

Foram feitas também, reflexões muito interessantes a respeito da busca de novos desafios para que houvesse a aquisição de aprendizagens significativas e assim conseguíssemos enaltecer-nos com as novas descobertas, vibrar mais com as conquistas, dar asas a criatividade, estimularmos com a pesquisa, transmitirmos esperança, sentirmos valorizados, tanto no pessoal, como no profissional e enfim certificarmos de que tudo está valendo a pena, da vitória do esforço dispendido que por isso mesmo é muito mais emocionante.

Nesse clima de descontração foi lido o texto "O que é um portfólio". Logo após a leitura foram tecidos comentários que provocaram questionamentos e consequentemente esclarecimento de dúvidas. E para utilizar a aprendizagem adquirida, montaram um painel, em grupos, onde expuseram os conhecimentos vivenciados desde o início das oficinas. Esse momento foi muito importante, principalmente porque tiveram oportunidade de socializar informações e refletir sobre a importância do portfólio como instrumento para avaliação, como também os critérios adotados para tal.

Continuando com os trabalhos, num cenário de constante dinamismo, os participantes realizaram a entrega dos anteprojetos que foram elaborados por escola, tendo a formadora o cuidado de discutir sobre a problemática e a temática apresentadas pelos cursistas, fazendo observações quanto a técnica de elaboração.

Com a análise dos registros das avaliações percebemos que os resultados foram satisfatórios, tendo os cursistas demonstrado grande interesse em estar aprendendo cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário