Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

VARIANTES LINGUISTICAS



Mais um momento para análise e reflexão sobre a utilização das variantes linguisticas, em diferentes situações do cotidiano. É o nossa 9ª oficina de Língua Portuguesa, que aconteceu no dia 19 de novembro. A organização dos trabalhos foi perfeita. Os cursistas como sempre muito participativos, inclusive eu, e a formadora muito dinâmica. Participei ativamente dos trabalhos de grupo e das discussões, durante as apresentações. No trabalho com frases, fazendo abordagens a respeito das "Gírias na Academia Brasileira de Letras", a formadora primeiramente buscou explorar os conhecimentos prévios dos participantes, o que desencadeou muitas discussões. Foi evidenciado que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita, pessoas expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo. Sabemos que há uma certa tradição cultural que critica algumas manifestações linguísticas, considerando deficiências do usuário. Assim vários mitos são construídos, a partir do preconceito linguístico.
Para enriquecer o estudo foi distribuído um texto de referência, que abordava níveis e tipos de variações linguísticas, variações dialetal, regional, de caráter social e profissional, etária, de registro e grau de formalismo e modalidades de uso e sintonia. O estudo foi feito em grupos, e em seguida foram socializadas as conclusões a que chegaram com a leitura e as discussões feitas. Esse momento deu margem à muitas reflexões a respeito do preconceito linguístico.
Também foi desnvolvida uma atividade, quando os grupos analisaram e construíram textos que propiciavam a exploração das mais diversas variações linguísticas, diante de diferentes situações, atentando para o papel social do personagem, de forma que fosse retratado no texto a fala desse personagem diante do fato apresentado.
No decorrer das atividades com muita habilidade a formadora ressaltou a relação existente com a matriz de referência da Prova Brasil , observando a importância de trabalhar com os alunos ativadades que contemplem o tema.
É importante ressaltar que a oficina foi muito significativa, a turma muito participativa, bastante envolvida com os trabalhos, a formadora muito segura, dinâmica e comprometida com os resutados.

Para encerrar, a oficina foi avaliada pelos cursistas, os pareceres que demonstram estarem satisfeitos e na certeza de que algo novo está sendo construído, se encontram registrados no blog da formadora.

















































sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O PODER DA ARGUMENTAÇÃO


De forma participativa e dinâmica, com todos tendo oportunidade de expor seus pensamentos, aconteceu mais uma oficina de Língua Portuguesa. Como tema central foi trabalhado com muita ênfase a argumentação, sua importância e também estratégias para escrita de textos. Pensar na argumentação como meio de persuasão, é um processo simples que envolve o emissor e o receptor para produzir, receber e compreender a mensagem.

O desenvolvimento das atividades foi intensificado por ações que tiveram como finalidade superar as dificuldades detectadas na elaboração das tarefas pelos cursistas, como também melhorar o desempenho nas próximas oficinas.

Consciente de sua missão, a formadora apresentou para os cursistas o objetivo e o roteiro do que seria trabalhado durante a oficina. Em seguida, os cursistas socializaram um "Avançando na Prática" que haviam desenvolvido em sala de aula. Podemos conscientemente afirmar que todos tiveram oportunidades de vivenciar momentos muito significativos, trocando experiências valiosas. E a formadora pode perceber que realmente estão colocando em prática os ensinamentos adquiridos com as oficinas.
Mantendo o clima de descontração que sempre é observado durante os trabalhos, a próxima atividade foi aplicada com o objetivo de sensibilizar os participantes para a produção de poemas e propagandas. A dinâmica foi muita envolvente, pois foram utilizados muitos recursos audiovisuais. Os cursistas observaram que seria mais uma atividade para ser aplicada com os alunos. Exploraram imagens, fizeram a distinção entre anúncio e propaganda, produziram textos, socializaram seus textos e por fim avaliaram como desenvolveram todo o processo, evidenciando as estratégias utilizadas. A formadora demonstrou muita habilidade em conduzir a turma, contagiando todos com seu dinamismo, coragem e determinação. Mostrou o quanto é importante o planejamento na produção de cada tipo de texto, inclusive quando vamos escrever um relato de experiências pessoais, o que foi reforçado durante a socialização das atividades.
Ao concluir ostrabalhos, foi realizada a avaliação que revelaram muitos pontos positivos e que, principalmente, eles deverão ser mantidos, reforçados, transformados e consolidados em atitudes permanentes e significativas, que façam a diferença no dia a dia de todos os envolvidos no processo.
Durante a oficina foram realizados trabalhos de grupo para trabalhar os tipos de argumento e também para ler e discutir o texto de referência. Nesse momento, observamos muito interesse dos cursistas em socializar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre o que foi lido, enriquecendo as experiências profissionais e pessoais.
E assim, conscientemente podemos que estamos alcançando significativas conquistas, significativos avanços a cada oficina que participamos, na certeza de que há sempre algo novo a aprender, a construir e de que a construção do nosso saber nunca estará pronta.


























terça-feira, 10 de novembro de 2009

Oficina Estilística e Coerência


Tivemos mais uma experiência bastante significativa nesse dia 22 de outubro ao participarmos da 7ª oficina de língua portuguesa, abordando Estilística e Coerência.

Como sempre, o encontro foi iniciado com a atividade de acolhimento, com a exibição de uma mensagem no powerpoint intitulada “Palavras”, que realmente fez com todos se envolvessem na atividade, pois as palavras sugeridas foram bastante significativas para reflexão. Tivemos logo após uma dinâmica a respeito de estilo e coerência para sensibilização dos participantes. O momento foi de muita descontração, houve oportunidade de trabalhar com imagens e trechos, explorando palavras, estilos e coerência.

A seguir formamos grupos por meio da exploração de trechos de músicas com estilos os mais diversos. Houve comentários sobre as músicas, identificando seus diferentes estilos de maneira livre e prazerosa. O formador também demonstrou um verdadeiro entusiasmo por essa atividade e compartilhou com os cursistas as experiências vivenciadas.

Para garantir maior sucesso no desenvolvimento das atividades foi feita a leitura de um texto de referência, proposto pela equipe central, seguida de uma síntese por grupo de trechos previamente destacados. O resultado dessa ação deu margem à utilização de elementos coesivos e à abordagem da importância da interação entre os interlocutores.

Nessa oficina pudemos enfatizar o trabalho com o TP5 abordando os “avançando na prática”. Os cursistas gostaram da citada abordagem pois puderam escolher o trabalho a ser realizado em suas classes antecipadamente, no intuito de produzirem o relato 02. Na oportunidade, a formadora sugeriu aulas constantes no AAA5.

Eles também foram orientados em relação ao novo cronograma e a respeito da correção dos relatos.

Finalizamos o trabalho mobilizando os professores para a próxima oficina e entregando a avaliação a ser preenchida.

O resultado foi bom e registrado no instrumento de avaliação com o uso das seguintes palavras: organização, interessante, legal, sentido, envolvimento, construção, meta, aprendizagem, redescoberta, palavra, “estilosa”, agradável, partilha.


É importante salientar que a formadora em questão preocupa-se em realizar um trabalho consistente com embasamento teórico adequado, primando por um encontro interessante e dinâmico.