O trabalho com a oficina de letramento foi de suma importância, pois tivemos oportunidades as mais variadas de ampliar nossos conhecimentos a respeito do assunto. Desde o momento da sensibilização, quando foi utilizado o poema "É preciso ler" de Almir Medeiros tivemos a demonstração de que a leitura está presente em todos os nossos momentos, quando participamos de situações nas quais articulamos fatos, conceitos, princípios, valores, atitudes, normas e procedimentos que possibilitam-nos a construção do conhecimento e a elaboração de um novo saber enriquecido e fortalecido pelo prazer da leitura e da produção de textos.
Outro momento interessante foi o registro pelos cursistas das impressões obtidas durante a realização da oficina, quando receberam para isso o instrumento de avaliação, denominado "Diário de Bordo". Consideramos a atividade bastante interessante porque proporciona uma reflexão crítica acerca do que ocorreu durante os trabalhos do dia.
No intuito de socializar as experiências adquiridas pelos cursistas, em sala de aula, com a aplicação das atividades do TP - "Lição de Casa", o formador solicitou que três cursistas relatassem suas experiências. A apresentação foi bastante significativa, pois oportunizou várias discussões sobre a importância do trabalho com gêneros textuais.
Houve também a exibição do clipe da música "Meu caro amigo" que fez com que os presentes refletissem sobre diversas situações comunicativas, bem como sobre as várias maneiras de se passar uma mensagem, o que muito contribui para o desenvolvimento da compreensão da proposta de letramento.
Foi utilizada com muito dinamismo uma atividade em que os cursistas vivenciaram situações sócio-comunicativas, de posse de diversos materiais disponibilizados pelo formador, os cursistas já em grupo apresentaram pequenas performances e após a apresentação levantaram pontos importantes dentro da perspectiva de letramento.
A discussão sobre o tema em foco foi reforçada com a leitura do texto de referência, que se encontra no TP, bem como com a utilização dos textos expostos pelo formador, em um varal na sala de aula, e ao comentar os "Avançando na Prática da unidades treze e quatorze do TP 4 .
No momento da utilização da unidade didática, os professores demonstraram muita criatividade e utilizaram-se de suas habilidades para planejarem a exploração do poema "Cidadezinha qualquer".
A formadora sugeriu diversas atividades constantes no AAA 4, deu sugestões bibliográficas constantes no TP 4, bem como apresentou e comentou sobre livros e periódicos que enfocam letramento e situações de leitura e escrita.
A sistematização final foi feita através de comentários participativos sobre as diversas situações de letramento, procedimentos, estratégias e objetivos de leitura. Usou também trechos do "resumindo" para enfatizar o conteúdo em questão.
Dando prosseguimento com o uso de imagens foi feita a mobilização para a próxima oficina. Nesse momento os cursistas ficaram empolgados com as gravuras, relacionando-as a planejamento- projeto e portfólio.
A oficina foi encerrada com o recolhimento do "Diário de bordo".
Nesse trabalho ficou explícito que não tem sentido ler o texto e não saber como utilizá-lo nas diversas situações sóciocomunicativas. Percebemos ainda, a distinção entre alfabetização e letramento, bem como a importância de que eles sejam trabalhados de forma concomitante. Também foi reforçado o trabalho com gêneros textuais diversos, a fim de que adquiram competências e habilidades nas situações práticas sociais.
O trabalho foi muito interessante, a formadora muito dinâmica e segura ao conduzir a turma e os cursistas muito entusiasmados com as ações desenvolvidas, participaram ativamente demonstrando ter descoberto novos conhecimentos a partir de então, com um sabor especial de grande interesse
Assim meus sentimentos é de que adquiri bem mais conhecimentos e consequentemente mais segurança para avaliar o conteúdo trabalhado. N a verdade não sei quais foram os maiores beneficiados com os conhecimentos adquiridos, se foram os cursistas, ou a formadora ou se fui eu, já que é antes de tudo, uma lição de partilha e de encontro com o outro, num processo interativo.
Delma,
ResponderExcluirCom certeza o seu apoio tem sido fundamental para o alcance dos nossos objetivos.
Judite Azevedo (Formadora LP)