Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MOMENTOS SIGNIFICATIVOS

O mês de agosto foi marcado por grandes acontecimentos. Participamos do grande encontro na UFBA, Salvador, no período de 03 a 08/08/2009, que foi bastante significativo. Proporcionou-nos momentos de reflexão sobre o desempenho de nossos trabalhos de formação continuada - GESTAR II, com os professores cursistas de Língua Portuguesa e Matemática, durante este ano.



No decorrer das atividades tivemos oportunidades de envolver-nos em seminários para discutir e posteriormente apresentar as conclusões sobre diversos temas que irão subsidiar a nossa prática pedagógica na realização das oficinas.


Durante todo o trabalho tivemos a orientação da formadora da UNB, Profa. Isabel que com muita competência e dinamismo mediou o desenvolvimento de todo o processo, fazendo interferências que muito contribuiram para a ampliação de nossos conhecimentos.


Dando continuidade aos trabalhos, no dia 07 de agosto, tivemos um encontro com os técnicos da SUDEB/SUPAV/CODES/IAT, vinculados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, quando recebemos orientações sobre a elaboração de currículo e as práticas avaliativas em sala de aula. Discutiu-se ainda sobre a possibilidade da utilização dos vídeos educativos com os alunos, vez que as escolas foram contempladas com a TV pendrive.


De volta à DIREC, tivemos muitos trabalhos. Estudamos ( eu juntamente com as formadoras de Língua Portuguesa e Matemática), analisamos o conteúdo a ser trabalhado, pesquisamos sobre o assunto e ainda selecionamos e organizamos os materiais para as oficinas de projetos e dos TP, tanto de Língua Portuguesa, como de Matemática que aconteria posteriormente.


Participamos apoiando a DIREC, da Conferência Territorial de Educação, que envolveram três Diretorias Regionais de Educação. Foi um evento de grande importância, pois os envolvidos tiveram a oportunidade de discutir e elaborar propostas, visando efetivas mudanças nas diretrizes educacionais.


Finalmente na data prevista aconteceram as oficinas. Acompanhei ativamente tanto a de Língua Portuguesa como a de Matemática. Foram muito produtivas, os cursistas demonstraram entusiasmo, participaram ativamente, as formadoras foram muito dinâmicas, seguras no desempenho das atividades e conforme as avaliações recebidas no final das mesmas, demonstraram-se bastante satisfeitos por terem adquirido conhecimentos novos, deixando que percebéssemos que havia correspondido as suas expectativas. Em Língua Portuguesa os cursistas viram como trabalhar com gêneros textuais utilizando-se de diferentes suportes, (sem antes terem percebido), a diferença entre charge e cartum, dentre outras coisas. No decorrer da oficina os cursistas fizeram questionamentos que levaram a formadora sentir a necessidade de abordar intertextualidade e tipologia textual, o que veio a contribuiu bastante para uma melhor compreensão do assunto. No final dos trabalhos, houve pela formadora a sugestão da leitura doss livros Produção textual, Análise de Gêneros e Compreensão de Marchuschi e Ler e Compreender - os sentidos do texto de Ingendore Villaça Koch.



A oficina de Matemática também foi muito interessante, a turma trabalhou a utilização da Matemática na alimentação. Para se fazer isso a sugestão foi o trabalho com currículo em rede, explorando por meio de textos os conteúdos razão e proporção. Foi sugerido também a elaboração de um mapa conceitual, construído de acordo com o conteúdo desenvolvido.
As oficinas de Projeto foram muito dinâmicas e despertou o interesse de todos. Acompanhei os trabalhos das formadoras não só durante a preparação, com o estudo do conteúdo: etapas de um projeto do livro Pedagogia de Projetos de Nilbo Nogueira e a organização do material, como também durante a realização das oficinas na sistematização dos trabalhos. Houve um momento bastante significativo quando os cursistas discutiram a respeito dos vários problemas comuns às escolas e a apreensão de como fazer para resolvê-los.


Ainda durante este mês preparamo-nos para o trabalho de " Dinamizando o Currículo", pois tivemos que assumir o papel de sistematizadoras, com turmas de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foi muito importante, trabalhamos avaliação interna e externa, ressaltando os aspectos da Prova Brasil e ENEM. Para nós foi de grande valia, embora tenha sido exaustivo, aconteceram momentos bastante gratificantes na troca de experiências significativas com os professores participantes.


Foi um período muito cheio de atividades, estivemos sempre realizando um trabalho em grupo, uma apoiando a outra no que fosse possível. Entretanto não podemos nos esquecer de que tivemos também de realizar várias tarefas burocráticas, como administrar recursos financeiros, atualizar fichas cadastro de cursitas e outros, a fim de atender a equipe da coordenação estadual.
Embora bastante atarefadas estamos satifeitas, com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que as oportunidades de crescimento foram muitas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário