Mensagem

"Mudar é sempre algo trabalhoso e por vezes incômodo, porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças". Simone Castilho

segunda-feira, 30 de março de 2009

Momentos de Reflexão

Durante a capacitação dos Formadores do Programa GESTAR II, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, no período 02 a 06/03/2009, tivemos a oportunidade de conhecer as ações articuladas que possibilitarão o desenvolvimento do referido programa em 2009.
Tivemos o primeiro momento na Escola Parque. Reunidos tanto os participantes da rede estadual como da rede municipal, a Equipe da Coordenação Central/BA expôs alguns slides sobre o funcionamento do programa na Bahia e na oportunidade apresentou as representantes do MEC na Bahia e da UNB, bem como os especialistas da UNB que vieram ministrar as oficinas de formação. Já neste momento surgiram reflexões sobre o ato de formar professores numa dimensão criadora e participativa, em que todos são responsáveis pelo crescimento pessoal e profissional, valorizando as experiências vividas, em sintonia com a incorporação de nossas tecnologias ao processos de ensino e aprendizagem.
As demais atividades foram desenvolvidas no Instituto Anísio Teixeira. Após a especialista ter constatado que os formadores estaduais já vinham trabalhando com o programa, entrou-se em acordo e fez-se um replanejamento com o objetivo de que o trabalho se tornasse mais significativo e dinâmico. Foi feita uma análise dos AAA 3,4,5. Foram momentos que considero bastante proveitosos, pois além de termos oportunidade de conhecer o material, pudemos sugerir atividades e levantar questionamentos sobre alguns aspectos.
Houve também um trabalho de interação com os formadores da rede municipal, o que nos oportunizou perceber que a estrutura não era a mesma do estado. Fato que nos deixou apreensivos, pois observamos que a qualidade do GESTAR, está justamente na formatação que define as diretrizes a serem seguidas. Temos consciência de que é importante trabalhar a psicopedagogia, uma duração mais longa para disponiblizar um tempo maior para melhor preparação do formador e do cursista.
Aconteceram também dinâmicas com o grupo de Matemática, quando foi questionado a utilização das terminologias inerentes aos professores da área bem como instrucionais e a seguir houve a exibição do filme “Narradores de Javé”. Excelente para uma reflexão sobre a importância da linguagem para nossa vida.Assim, percebemos que os resultados das ações desenvolvidas durante o encontro, pela mediadora, revelaram competência para dirimir dúvidas, segurança e dinamismo que deverão ser mantidos e multiplicados numa relação de parceria em prol da educação.

Um comentário:

  1. Muito bom seu comentário Delma, também penso que precisamos crescer em parcerias para uma educação melhor e com mais qualidade.
    abraços,

    ResponderExcluir